sai convocação para prova discursiva e outras etapas

O edital de convocação para a prova discursiva do Concurso Nacional Unificado (CNU) foi publicado na noite de sexta-feira, 14. Mais de 42 mil pessoas foram chamadas para a etapa.

A prova discursiva está confirmada para o dia 7 de dezembro. A aplicação será no turno da tarde, nos seguintes horários:

  • cargos de nível médio: das 13h às 15h;
  • cargos de nível superior: das 13 às 16h.

Para os candidatos de nível médio, a etapa discursiva consistirá em uma redação dissertativa-argumentativa.

Já para os cargos de nível superior serão cobradas duas questões discursivas sobre os conteúdos programáticos de cada bloco temático.

O Governo Federal também publicou a convocação para avaliação de títulos. Cargos específicos exigem essa etapa, em que é possível conseguir pontos adicionais ao comprovar especializações acadêmicas.

O envio dos títulos poderá ser feito das 14h de 21 de novembro às 23h59 de 25 de novembro, pelo site da FGV.

Por fim, ainda foram publicadas as convocações para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas às pessoas candidatas negras, para o procedimento de verificação documental para pessoas quilombolas, do procedimento de verificação documental para pessoas indígenas.

Como também para o procedimento de caracterização da deficiência (das pessoas candidatas que se declararem com deficiência).

Os procedimentos serão realizados entre os 8 e 17 de dezembro.

CNU 2025: mulheres são maioria na prova discursiva

Ao todo, 42.499 candidatos, sendo 24.275 mulheres (57,12%) e 18.217 homens (42,86%), estão aprovados e classificados para a segunda fase do concurso.

A segunda edição do Concurso Nacional Unificado inovou com ações afirmativas voltadas à promoção da igualdade de gênero no acesso às vagas.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foi garantido o equilíbrio de participação entre homens e mulheres na prova discursiva do concurso.

Na prática, nos casos que o número de mulheres classificadas foi inferior a 50%, foram convocadas candidatas adicionais até que esse percentual fosse alcançado.

Segundo o Governo Federal, 24.275 mulheres foram convocadas para a prova discursiva, o que representa 57,12% do total de candidatos. Sem a medida afirmativa, esse percentual seria de 49,4% de mulheres.

É válido ressaltar que todos os homens que alcançaram a nota mínima, em cada cargo, foram classificados e convocados para a segunda etapa.

Os resultados da prova objetiva do Concurso Unificado foi divulgado na última quarta-feira, 12.